slide

Look do dia é uma forma de narcisismo ?


Lí no jornal O Globo, algumas semanas atrás, a carta de uma leitora criticando a sociedade de um modo geral, dizendo que as pessoas estão muito mais consumistas e preocupadas com o "look do dia"! Isto ficou martelando na minha cabeça porque eu comecei a postar meus looks aqui no blog com outro objetivo, mas não posso negar que ela tem razão. Ontem, assistindo o Extreme Hollywood no canal E! (programa que fala sobre os exageros em Hollywood) ouvi de um cirurgião plástico de que hoje "a imagem é mais importante do que a linguagem".  

Quando eu criei o blog o objetivo era apenas revender peças/produtos que estavam paradas, sem uso, para não perder de zero. Esta idéia veio depois de ler uma matéria sobre o blog Filet para quem é mignon (filetpramigon.blogspot.com.br) da Cris Guerra, que tinha este brechó online e, posteriormente, foi a primeira pessoa a postar looks do dia no blog  que mudou para o link crisguerra.com.br . A inspiração foi tão forte que o meu blog tem um nome bem no estilo do primeiro dela. Por que eu estou contando toda esta história? Porque eu quero explicar o porquê dos meus posts de look do dia.
Cris Guerra e eu no Fashion Rio

Assim que o blog da Cris Guerra bombou na mídia, apareceu um outro blog com a mesma temática, só que as peças usadas no look do dia deste outro blog eram peças com preços OFF, bem diferentes dos looks da Cris que são super-hiper-mega grifados !!! Este outro blog é o hojevouassimoff.com.br , que hoje é administrado apenas pela Ana Soares, mas que no início foi criado por ela e um grupo de colegas de trabalho meio que para fazer sátira do blog original e acabou fazendo muito sucesso!!! Até a própria Cris Guerra aprovou !!!

Ana Soares e eu 

Agora, a minha história. Depois de conhecer o HVAOFF, com looks do dia com peças com preços mais acessíveis pensei: Por que não eu? Eu sempre lia que a Ana ao se fotografar diariamente acabava aprendendo mais sobre o que ficava bem nela ou não, e ela ainda recebia comentários dos leitores concordando ou não com os looks, dando sugestões de novas combinações... Achei que seria uma boa forma de me auto conhecer. Queria inclusive mostrar para vocês que eu  poderia me vestir bem pagando pouco. E sabem o que eu descobri? Que até então eu não ligava nem um pouco para o que eu vestia, só comprava algo quando o que eu tinha acabava. Tinha aquele tênis que eu usava com tudo, não tinha sandália, acho que no século passado nem existia sapatilha kkkk bolsa? Eu só tinha umas duas que eu usava com tudo !!!! Então, aí vem a parte boa: eu comecei a me preocupar/cuidar da aparência mas, em contra partida, parte ruim: passei a consumir mais. Eu cheguei ao ponto de exceder o limite de todos os meus cartões de crédito, de exceder o limite de um dos cartões que a minha mãe me emprestou depois que eu fiquei sem os meus e estava quase excedendo o do marido, quando eu resolvi escrever um bilhete para mim e colá-lo no computador: "Não". Recado simples, mas eficiente. Só eu entenderia o significado, mas também foi preciso muita força de vontade! Era preciso que eu aplicasse em meu dia a dia o que eu já sabia "o importante não é a quantidade, mas a versatilidade das peças que compramos, quantas combinações podemos fazer com elas, e assim por diante". Só que conhecimento sem uso não tem valor. E confesso que está sendo uma luta diária.

Aí, eu fiquei analisando sobre tudo isto e cheguei a conclusão de que ter blogs com look do dia é bom se nós tivermos apenas a intenção de nos inspirarmos nos looks, nas possibilidades, mas a minha experiência de postar meus looks me mostrou que a constante exposição no blog me fez querer ter mais do que eu podia, que o objetivo que era relativamente simples se perdeu pelo caminho e que, talvez, eu tenha tido momentos narcisistas sim. Tenha me achado a "bunita" kkkk Talvez eu tenha comprado uma peça grifada, sem poder, parcelando em 1000 X kkkk só para mostrar. Não sei se vocês que acompanham o blog perceberam que nos últimos meses eu tenho postado bem menos peças novas, tenho variado mais as combinações das peças que tenho e até a tag COMPRINHAS DO MÊS tem aparecido com menos frequência e, quando compro, tento usar mais a razão do que a emoção. Sou perfeita? Não. Às vezes dou umas escorregadas e compro mais uma sapatilha porque eu ainda não tenho uma verde ou porque amei a estampa? Sim. Mas são situações que eu estou querendo conseguir controlar e tenho percebido melhoras.

Agora, por favor, não vamos permitir que a imagem seja mais importante do que a linguagem porque o "ter" não pode ser mais importante do que o "ser".  Não invista mais no corpo do que na mente, na dúvida invista 50/50. 
"Selfie", que é quem fica tirando a própria foto em todos os momentos e em todos os lugares, acabam deixando de aproveitar o momento ou o lugar como deveria porque está mais preocupado em se exibir. É como um pensamento que eu li no face "Se você está atualizando  o face a cada 30 segundos é porque você não está vivendo, está apenas postando".
E, por último, mas não menos importante:



3 comentários:

Agregador de links disse...

Olá, tudo bem?
Estou passando para te convidar a divulgar suas postagens no novo agregador de links do Portal Teia, é simples e grátis, se interessar dá uma passadinha lá, seu blog é de muita qualidade e seria muito bem vindo.
Não perca essa oportunidade.
Tenha uma ótima semana!

Lulu on the sky disse...

Olá Veronica!
Vejo look do dia como forma de narcisismo, queremos estar belas e mostrar para o mundo, porém, muitas pessoas viram escravas da moda e quando você conversa com a pessoa não tem conteúdo, é muito triste.
blog Lulu on the Sky - sorteio

VERÔNICA disse...

Oi, Lulu!!! Tentar conversar com quem não tem conteúdo é o ó, né? kkk
bjs

© Paraquemechic - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por Douglas Design: Verônica de Oliveira França.
TecnologiaDouglas Design.
imagem-logo