slide

Praia do Futuro: Você gostaria de ser avisado na bilheteria do cinema que o filme contém sexo homossexual?

Estou postando aqui no blog esta notícia polêmica porque acho muito importante abrir um debate sobre o tema.
Na segunda-feira, um cliente do cinema foi abordado por um funcionário que perguntou se ele realmente queria assistir o filme PRAIA DO FUTURO, pois o mesmo apresentaria cenas de sexo homossexual. O cliente questionou "E daí?" e o funcionário explicou que o índice de pessoas saindo no meio da exibição do filme estava grande e, por isso, estava avisando.
O que deixou o cliente mais chateado é que ele achou que o funcionário estava questionando a decisão dele, e por terem carimbado "avisado" no bilhete. A rede de cinema Cinépolis já respondeu dizendo que o carimbo são para quem compra meia-entrada, que é avisado sobre a necessidade de apresentar a carteira de estudante para comprovar o direito ao desconto e que nada tem a ver com os avisos sobre o conteúdo do filme.

Foto de uma das cenas de Boogie Nights.

Eu vou falar de mim, ok? No século passado, quando estreiou o filme Boogie Nights, a fofinha aqui correu para o cinema mais próximo porque ela é fã do Mark Wahlberg e, apesar de conter na sinopse que existiam cenas de nudez, eu não consegui ficar 20 minutos assistindo o filme... é que as cenas eram muito fortes, quase explícitas, de todos os tipos, héteros e homossexuais, e eu senti-me totalmente constrangida. Saí rapidinho de lá e nem olhei para os lados de tanta vergonha!!! Hoje, se passar na televisão eu assisto, sozinha ou com meu marido, mas com outras pessoas nem pensar. Então, acredito que as pessoas devam ser avisadas sim, para não passarem pelo o que eu passei, e isto não quer dizer que eu sou homofóbica, até porque tinha sexo hétero também. Sou a favor dos direitos que já foram conquistados pelos gays (e meu marido acha até que eu sou simpatizante demais kkkk), só que é um tipo de cena que eu não quero assistir e eu também quero ter o direito de escolha!!! 
Acho também, não é o meu caso, que muitas pessoas decidem de última hora assistir um filme, ali na hora, sem ler sinopse, às vezes escolhem só pelo ator e escolheriam tranquilamente um com o Wagner Moura achando que é mais um "Tropa de Elite" ou algo do tipo.

Enfim, acredito que esta polêmica deve-se mais a forma com que o funcionário do cinema deve ter abordado o cliente, porque lidar com o público é algo muito difícil, é preciso de muito tato, educação, paciência, conhecimento e treinamento. Eu já trabalhei em algumas centrais de atendimento (Credicard, TVA, Jornal do Brasil, Telefônica/Vivo) e sei que é muito difícil agradar a todos. O que a gente não pode é ser preconceituoso, inclusive achando que tudo que se fala  em relação aos homossexuais seja preconceito.

Quem quiser mais detalhes pode ler a matéria do bol no link abaixo
 http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2014/05/21/carimbo-para-praia-era-aviso-de-meia-entrada-diz-cinema-cliente-rebate.htm

5 comentários:

Kelly disse...

Olá Verônica, concordo plenamente com você. Eu acredito que qualquer filme com qualquer cena de sexo deva ter aviso - bem alto e claro. Adoro um cineminha e acho que certas cenas de sexo são totalmente desnecessárias e sempre constrangedoras no cinema. Além disso, vamos ao cinema com amigas e com os filhos (independente da idade deles, pq o meu mais velho vai fazer 20 anos) e certamente queremos nos divertir e não ser pegas de surpresa com cenas de sexo extremamente constrangedoras. Uma coisa é vc saber o que vai assistir, como quando fomos (minhas amigas e eu) ver Bruna surfistinha no cinema (sim...rss). Outra coisa é levar amigas e filhos sem saber o que nos espera. Acho que o aviso devia ser obrigatório e também defendo o cinema que carimba o ingresso pois hoje em dia tem gente propondo ação indenizatória por qualquer coisa e o cinema também tem direito a se proteger. É uma pena que apenas o sexo homo tenha levantado a questão, por isso sempre vai parecer preconceito. mas, eu quero ser avisada pelo cinema quando um filme possuir cenas de sexo, de qualquer tipo, para no mínimo, poder optar com quem e se vou assistir.

VERÔNICA disse...

Oi, Kelly!

Eu até fiquei com receio de não ter sido clara no post para não ser mal interpretada...

Obrigada pela participação, porque é um tema tabu e algumas pessoas podem nem querer comentar.

bjssss

Unknown disse...

Eu concordo que temos que ser avisada de qualquer cena de sexo que tenha o filme, para decidirmos se queremos ver ou não!

Tá rolando sorteio no Blog, vem participar!
Beijosss
http://maquiadaepoderosa.blogspot.com.br/2014/05/primeiro-sorteio-do-blog.html

Vest e Revest disse...

Oi, também acho que o aviso está corretíssimo! Eu gostaria de ser avisada e não por homofobia, mas pq não curto isso em filmes... se eu quisesse ver cenas explícitas alugava dvd pornô ué! rsrsrsrs
É muito íntimo... nem rola!
Não sou homofóbica, sou à favor do respeito a escolha de cada um em todos os sentidos na vida. Mas é chato quando se aborda esses assuntos relacionados a "pré conceito", pq tudo vira motivo de ser questionado se é ou não... chato! Pior, geralmente o preconceito parte exatamente do próprio(a)... seja ela negra, pobre, homo, evangélica, umbandista, roqueira, funkeira, gótica, etc... Uma pena!
Enfim, acho que deve ser avisado SIM!

VERÔNICA disse...

Informação é muito importante, né?

bjs e gratíssima pela participação das duas!!

© Paraquemechic - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por Douglas Design: Verônica de Oliveira França.
TecnologiaDouglas Design.
imagem-logo