Ontem, dia 23-11, foi o dia nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Eu tenho 40 anos, e vivi bem uma época em que o nome desta doença nem era citado...hoje, com mais informações, entendemos o quanto devemos ficar atentos para reconhecer o mais cedo possível, para termos mais tempo de combatê-lo!
Lí no jornal O Globo do dia 15-11 estes dados e achei que deveria compartilhar com vocês!!!
1. Primeira causa de morte por doença entre 1 e 19 anos:
No Brasil, por ano, são estimados 16 casos de câncer infantil a cada cem mil crianças e adolescente, e o câncer já representa a primeira causa de morte por doença na população de 1 a 19 anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
2. Leucemias e linfomas entre os mais frequentes:
Os tumores mais requentes nesta faixa etária são a leucemias, os do sistema nervoso central e os linfomas. Em 2014, o Brasil teve 394.450 casos novos de câncer e, segundo estimativas do Inca, a incidência dos tumores pediátricos encontra-se próxima dos 3% deste total.
3. Sinais e sintomas que exigem atenção:
Pais devem ficar atentos a dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e virilha; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento do tamanho da barriga; e o brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografias com flash.
4. Índice de cura do Hospital do GRAACC é de 70%:
Desde 2012, o Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Crinça com Câncer (GRAACC) aende casos difíceis, como tumores neurológicos, oculares e ortopédicos, entre outros. O índice de cura neste Hospital é de cerca de 70% e cerca de 90% dos pacientes são do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais informações aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário